top of page

Você pratica exercícios aeróbios ou anaeróbios?


Na pratica de atividade física, o nosso corpo pode se utilizar de diferentes fontes de energia. Sendo assim entender melhor a diferença entre os sistemas aeróbios e anaeróbios é de fundamental importância para a prescrição dos exercícios afim de gerar os resultados esperados pelo seu aluno/cliente.

Os sistemas de produção de energia se dividem em aeróbio e anaeróbio, que são estimulados por tipos de exercícios específicos.

Os exercícios com características aeróbias são de longa duração e de intensidade moderada realizados de maneira contínua, como correr, nadar, pedalar e caminhar. Se utilizam de oxigênio como sua principal fonte de energia, sendo assim muito eficiente nos objetivos de emagrecimento.

Já os exercícios com características anaeróbias são de curta duração e alta intensidade como saltos, sprints, Treinamento Resistido de força (Treinamento Funcional, musculação). Não se utilizam de oxigênio como fonte principal de energia e podem se subdividir em Anaeróbio lático e alático, sendo muito eficientes na produção de força, potência e hipertrofia muscular.

Uma recomendação importante para a saúde e qualidade de vida é a prática regular dos 2 tipos de treinamento, visto que a ciência comprova sua eficiência nos praticantes.

Determinar seus objetivos junto a um profissional de Educação Física regulamentado é fundamental para a segurança e eficiência do treinamento ideal de cada indivíduo.

Autor: Robert Azeredo - Professor de Educação física - Cref: 082248-G/SP

Revisão: Priscila Oliveira – Professora de Educação Física – Cref: 6789-G/SP

Estúdio Pilates Integrado

www.pilatesintegrado.com.br

Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page