Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional é uma forma específica de entender e estudar a nutrição. É uma forma de estudar o individuo como um todo, estudar a célula, os sistemas, a interação entre os sistemas. É avaliar os sinais e sintomas, cada detalhe é importante.

O corpo humano é formado por mais de 100 trilhões de células, sendo que destas, 50 bilhões se renovam a cada dia. Cada 1 dessas células necessita de inúmeros nutrientes para garantir seu funcionamento esperado. É um conceito de saúde como Vitalidade Positiva e não apenas como ausência de doenças. É a busca pela saúde integral, busca pela modulação das reações bioquímicas envolvidas no processo, através de nutrientes e compostos bioativos.

Por definição, a Nutrição Funcional é uma ciência integrativa e profunda, que se baseia na pesquisa cientifica e cuja aplicação prática engloba, tanto a prevenção como o tratamento de doenças. Compreende a interação entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações que existem entre a bioquímica, a fisiologia e os aspectos emocionais e cognitivos do organismo.

O Diagnóstico Nutricional é feito pela Teia de Nutrição Funcional (sistema ATMS de diagnóstico nutricional) exemplificado pela figura abaixo:

A Teia de Inter-Relações da Nutrição Funcional

• Adaptado de: “Institute for Functional Medicine, 2011” 

©2017 por Debhora Medeiros. Todos os direitos reservados.

  • White Instagram Icon